sábado, 7 de julho de 2012

SÍNDROME DE CORNÉLIA DE LANGE


Síndrome caracterizada por retardo do crescimento, retardo mental severo, baixa estatura um choro tipo rosnar baixo, braquicefalia, orelhas pequenas, pescoço em cadeia, boca de carpa, ponte nasal diminuída, sobrancelhas atrofiadas se encontrando no meio, hirsutismo e malformações das mãos. Esta condição pode ocorrer esporadicamente ou estar associada com um padrão de herança autossômica dominante ou duplicação do braço longo do cromossomo 3.
Só depois do nascimento é que se pode identificar a doença. Não há um exame pré-natal que permita detectar prematuramente a síndrome e, por outro lado, mesmo sendo um bebé muito pequeno, ninguém pensa que se trata de Cornelia de Lange.
A elevada frequência de dificuldades alimentares e de refluxo gastroesofágico (77%), as anomalias cardíacas estão presentes em cerca de 13-29% dos doentes pelo que devem ser avaliadas nos indivíduos com esta síndrome. Em crianças em idade escolar, é frequente haver alterações cognitivas (75-100%) e do comportamento (57%).



                                                                                                                              fonte: acdgcomplemento

Nenhum comentário:

Postar um comentário