terça-feira, 18 de setembro de 2012

PAÍSES DESENVOLVIDOS DO NORTE (II): EUROPA

Considerações Iniciais

O continente europeu foi palco de eventos fundamentais para a organização da sociedade contemporânea. Exemplos disso foram: a Renascença, o colonialismo, a Revolução Industrial, Francesa e Russa, entre outros.
O continente sofreu diversas alterações na divisão de seus países principalmente por causa das guerras. Um exemplo disso foi a separação do Império Austro-Húngaro após a Primeira Guerra Mundial; da formação da União Soviética; da divisão e reunificação da Alemanha entre outros.

União Europeia
Reúne atualmente 27 nações e forma um dos blocos econômicos mais consolidados do mundo.
Diversos fatores contribuíram para a formação deste bloco principalmente após a Segunda Guerra Mundial na qual o continente foi arrasado. O Plano Marshall (plano que buscava a reconstrução europeia, criada pelos EUA) serviu para "abrir os olhos" dos europeus que viam a influência estadunidense ameaçar a sua autonomia política .
O Tratado de Maastricht deu início ao que hoje conhecemos como União Europeia (UE), procurando reforçar a cooperação política, desenvolver a vertente social da Comunidade e melhorar a eficácia e a legitimidade democrática das instituições.
O tratado estabeleceu um mercado único, uma moeda única, o euro, e a criação do Banco Central Europeu.
População: Possui cerca de 500 milhões de habitantes, o que faz a maioria de seus países membros, por suas dimensões territoriais, ser bastante povoada. Porém, a distribuição dessa população e bastante irregular, em virtude de fatores como o clima e o desenvolvimento econômico. As taxas de crescimento populacional estão entre as mais baixas do mundo, chegando a ser negativas em muitos países. A queda na taxa de natalidade justifica esse processo.
A população da UE é altamente urbanizada, com cerca de 75% dos habitantes (e em crescimento, projetado para ser de 90% em 7 Estados até 2020) a viver em áreas urbanas.
Território: Os Estados-membros da UE cobrem uma área de 4 423 147 quilômetros quadrados. Se fosse uma nação única, a UE teria a sétima maior área territorial do mundo e o seu pico mais elevado, o Mont Blanc, nos Alpes Graios, está a 4 810,45 metros acima do nível do mar.
Incluindo os territórios ultramarinos dos Estados membros, a UE tem vários tipos de clima, que vão do ártico até o tropical. A maioria das pessoas vivem em áreas com clima mediterrâneo (sul da Europa), clima temperado marítimo (Europa Ocidental), ou um verão quente ou clima continental hemiboreal (Europa Oriental).
Importância econômica: Muitos dos produtos consumidos no mundo são feitos nesse continente ou em uma das empresas instaladas em quase todo o mundo. Por exemplo: Volkswagen, Siemens, Bayer, Fiat, Carrefour, Phillips e etc.
A agricultura europeia se destaca por ser altamente diversificada, por utilizar tecnologias avançadas e pela produtividade elevada. As produções de maior destaque são as de cereais (trigo, aveia, centeio e cevada) cultivados em países como Itália, França e Alemanha. Nos países mediterrâneos destaca-se a produção de azeite e a fabricação de vinhos.
No subsolo europeu existe grandes reservas de combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral, gás natural) principamente na Alemanha no Reino Unido e na Noruega.
O sistema de comunicação da Europa e bastante desenvolvido, assim como o extenso sistema rodoviário, hidroviário, que serve no transporte de cargas cruzando os principais rios do continente como o Reno, Ródano e Pó e ferroviário, este com ligações de de alta velocidade como o TGV (Train à Grande Vitesse, França) e o Eurotúnel (sob o Canal da Mancha).

Nenhum comentário:

Postar um comentário